sexta-feira, 30 de março de 2012

Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf - EDUCADORES E REVOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO


A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e a 1ª escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Essa pedagogia preocupa-se com o desenvolvimento global do indivíduo e suas diferenças individuais, tendo por objetivo descobrir as capacidades dos mesmos a fim de realizar plenamente seu potencial.
        Seu currículo é desenvolvido em bases antropológicas/antroposóficas. A antroposofia, do grego “sabedoria humana”, foi fundada por Rudolf Steiner, que presidiu a Sociedade Teosófica da Alemanha.  Ela tem como objetivo a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.
        A proposta pedagógica de Steiner divide o desenvolvimento em três etapas (setênios):
De 0 a 07 anos Característica: O bom. A criança está na fase do desenvolvimento motor e do aprendizado por imitação.  O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois representará a moralidade futura.

De 07 a 14 anos (maturidade sexual) Característica: O belo. Fase de emancipação da vida corporal; Interesse pela admiração que as coisas causam; a puberdade (12/14 anos) perturba sua harmonia.

De 14 a 21 anos (maturidade social) Característica: O verdadeiro. Liberdade das forças anímicas; desenvolvimento do pensamento lógico, analítico e sintético. Nesta fase o professor Waldorf deve ser digno de respeito.
       
        Não existem grandes diferenças no detalhamento do trabalho entre este método e a ideia construtivista de uma maneira geral. Entretanto, alguns tópicos metodológicos são objeto de um olhar mais crítico e, a título de exemplo, tomarei duas destas propostas.

        Primeiro, cada grupo de alunos desde o primeiro ano terá um(a) professor(a) de classe, que acompanhará essa turma durante os 8 anos de ensino fundamental. Supõe-se com isso que o professor, devido à intensa convivência com seus alunos, os conheceria em profundidade podendo realizar um trabalho extremamente individualizado.

        Sobre isto precisamos apontar a complexidade das relações humanas, onde simpatias e antipatias, identificações e mesmo incompetências deixaria bastante comprometida a ideia de uma criança estabelecer uma relação com uma professora tão duradoura (imagine se ela tiver pontos fortes de controvérsias). Acredito que a diversidade de pessoas lidando com as crianças ao longo da escolaridade fornece um conjunto de modelos capazes de formar uma personalidade individual e nova e bastante saudável.
       
        Outro ponto a se destacar é que a pedagogia Waldorf utiliza o ensino em épocas para possibilitar aos alunos um maior aprofundamento nos grandes temas propostos. “Assim, por exemplo, é dada uma época de história por 03 ou 04 semanas, durante a qual o aluno vivencia uma integração de matérias em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de matemática ou de português e assim, sucessivamente”.
       
        Piaget nos mostra que a inteligência é global. A abordagem do real se faz com todos os sentidos. As estruturas são de “conjunto”, o que torna muito pouco natural uma abordagem pontual e extensa no tempo. A criança deve ter à sua disposição uma gama rica de atividades para desenvolver novos esquemas para assimilar o real.


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