sexta-feira, 16 de março de 2012

Estádio INTUITIVO - de 4 a 6/7 anos





Este é o período em que o egocentrismo chega ao seu apogeu, sendo, um período PRÉ-CONCEITUAL por excelência. Piaget identifica nesse estádio a formação dos preconceitos sociais (cor-raça, gênero, pobreza etc.) facilmente adquiridos pela incapacidade operatória em colocar-se no ponto de vista do outro, observar preceitos legais etc. A justiça neste estádio é quantitativa e igualitária, isto é, a lei do “olho por olho, dente por dente”. A criança nesse só considera devidamente punido aquele que recebe castigo igual e inverso. Toda decisão do adulto parece-lhe justa, mesmo quando obviamente injusta.
O mundo da criança ainda está centrado no próprio ponto de vista, resultando em uma enorme dificuldade em objetivar-se.
A criança intuitiva não logra uma boa relação com o ponto de vista do outro por não ter o pensamento lógico que consiste na precisa capacidade de corrigir os erros da percepção e, assim, superar suas “impressões” (“ainda que as árvores pareçam mover-se quando estou no carro, é o carro que se move”). É a idade dos PORQUÊS e "fogo". 
“Dicas” para OS PAIS das crianças de 4 a 7 anos
1. Livros de histórias ou "revistinhas" podem ser manuseados diretamente sem a dependência do adulto. Se estimulado, concentra-se olhando as figuras longamente. Pode começar a interessar-se pela leitura e a escrita, o que deve ser visto com naturalidade sem qualquer pressão.

2. A criança inicia a escrita escrevendo como imagina as palavras, algumas vezes usando símbolos próprios, não convencionais. Mistura a representação escrita do objeto com o próprio objeto e, assim, escreve, por exemplo, formiga com poucos símbolos, “porque ela é pequena”, e elefante com muitas “por que ele é grande”. Evolui para a representação por meio de letras e vogais, mas de maneira casual e sem organicidade. Passa então a fazer correspondência entre letras e sílabas, representando o ritmo da palavra (um símbolo para cada sílaba). Por fim, representa os fonemas corretamente
 
3. Leve-a junto com você sempre que for FAZER coisas (lavar um carro, consertar uma torneira, ver uma obra, limpar a cozinha, cuidar do jardim, fazer compras etc.). A criança nesse estádio tem grande interesse por todas as ações e torna-se assim um bom "ajudante".

4. Aproveite momentos. Construa com ela brinquedos de sucata, faça desenhos, abra um relógio velho ou um telefone para ver o que tem dentro. Os brinquedos de construção devem ser particularmente estimulados. Faça dobraduras, experiências etc.

5. Responda o “porquê", mas sempre questionando. Faça seu filho pensar e dar sua opinião também. O pensamento científico se constrói quando se reflete e opina. Faça experiências (ou deixe-a fazer), desde simples misturas de sobras num restaurante até aquelas mais estruturadas que podem surgir quando ela fizer uma pergunta. Seja um cientista junto com sua criança. A curiosidade e o espírito científico são facilmente destruídos nos sistemas tradicionais de ensino.

6. Discuta os preconceitos, leve-a a partilhar os trabalhos domésticos, independentemente do sexo. Ensine-a como lidar com o diferente. O racismo e todas as discriminações são proibidos por lei. Ensine seu filho (a) a conviver socialmente. Não subestime os comportamentos preconceituosos desta idade, pois é neste momento que os preconceitos se constituem.

7. Assista a filmes ou outros programas juntos e partilhe opiniões. Critique e elogie a televisão, mostrando que o que ali está é questionável e não imutável.

8. Jogue com ela jogos populares como "damas", "loto", "memória", "dominó" e outros similares. Estabeleça seu tempo e imponha limites, pois ela pedirá sempre mais.

9. Conte histórias completas, com início, meio e fim. Pergunte sobre a história. Os livros podem ter menos figuras e pode ser lido o texto que o livro traz.

10. Colecione alguma coisa (ou várias): tampinhas, papel de bombom, chaveiro, postais etc. Aqui se origina o que serão as coleções da criança entre os 07 e 12 anos (operações concretas).


Nenhum comentário: