sábado, 10 de março de 2012

O Estádio Simbólico

SUGESTÕES PARA OS PAIS
(a criança de 03 a 04 anos)
O texto abaixo é do livro FAZER ESCOLA da Dra Adriana Oliveira Lima


“Dicas” para OS PAIS
Das crianças SIMBÓLICAS 


·        
·         Conte muitas histórias, ainda que repetidas (a criança nessa idade adora a repetição). Use livros com figuras e não se preocupe com o texto escrito no livro. Descreva as figuras, invente... Esta idade é propícia ao aumento de vocabulário, aproveite as figuras descritivamente.
·                     Qualquer resistência a ordens pode ser contornada pelo faz-de-conta. Se transformarmos o “dever” (tomar banho, comer, etc.) numa “aventura”, as resistências caem por terra. Sempre que possível “invente” uma história.
·                     Brinque com ela diariamente por algum tempo. Lembre que ela não tem noção de tempo e, portanto, 10 minutos podem ser uma infinidade. A qualidade deste momento é o mais importante. Faça com prazer, lembrando que poucos minutos podem ficar como lembranças por toda uma vida.
·                     Panelinhas, carrinhos, casinhas... A imitação da realidade é seu brinquedo favorito. Um telefone velho, um chaveiro com velhas chaves ou caixas podem se transformar em interessantes brinquedos.
·                     Tenha sempre papel e lápis à mão, pois desenhar é uma atividade para todos os momentos e lugares. Num restaurante, por exemplo, ou lugares em que os adultos permanecem por longo tempo, esperando que as crianças os acompanhem.
·                     Ensine sua criança a folhear revistas e, ao final, ajude-a a recortá-las (aos 3/4 anos). A percepção do detalhe nessa idade é fascinante e elas podem concentrar-se por algum tempo olhando figuras de uma revistinha.
·                     Brinque com maquiagem. Pinte rostos de palhaços, animais etc. Use fantasias, roupas (vestir a roupa do papai e da mamãe). Pintar-se pode ser uma brincadeira divertida. Pinte-se e fantasie-se com a criança - é bastante divertido. Dance, ouça música.
·                     Ensine os movimentos básicos com massa de modelar: construir cobras e bolinhas (movimentos finos). Brinque de dar cambalhota, rolar na cama, no chão, pegar e lançar uma bola ou equilibrar-se (movimentos largos).
·                     Construa castelos na areia e brinque com água (piscinas, balde, mangueira), lave carros e leve baldinhos quando for à praia. A praia pode ser um desafio de engenharia.
·                     Não castigue a ”mentira”, pois a criança não tem noção sociológica deste ato, e não a deixe de castigo por longo tempo, pois ela não tem noção de tempo (pode-se dizer que ficou uma hora, sem que tenha passado sequer 5 minutos).

Nenhum comentário: