segunda-feira, 12 de março de 2012

ESTÁDIO SENSÓRIO MOTOR -“Dicas” para OS PAIS


a criança de zero a 2-3 ano
Os estímulos são relativos  a criança após 12 meses
texto do livro "FAZER ESCOLA - 
DraAdriana Oliveira Lima





·         Proteger esta criança dos perigos não pode significar impedir sua ação. A primeira palavra que esta criança aprende é, quase sempre, não. Toda ação negativa deve ser substituída por uma positiva. Retirar de uma ação proibida deve implicar outra, permitida.

·         As longas explicações verbais não são compreendidas Todo entendimento é prático. A criança nesse estádio aprende pela repetição da ação. Para adaptar-se à escola ela precisa, ainda que chore, sentir a repetição da ação (mamãe deixa e pega, deixa e pega...).

·         Muitos objetos devem estar à sua disposição. Tenha uma caixa grande cheia de objetos que possa ser virada no chão para a criança explorar os objetos. Inclua coisas como telefones sem uso, uma colher, uma camiseta etc.

·         A criança está mais interessada em virar a página do que em observar as figuras dos livros e revistas. Deixe à sua disposição aquelas que podem ser rasgadas.

·         Os jogos deste período são, por exemplo, ações repetidas de tirar e pôr. Tenha recipientes, vidros plásticos de boca larga ou gavetas para que ela possa colocar e tirar objetos do interior. Você não vai cansá-la. Essa criança é capaz de repetir uma ação dezenas de vezes.

·         Permita explorações de novos objetos como, por exemplo, objetos que produzem som. Podem ser as panelas de seu paneleiro, objetos do escritório, alimentos da dispensa, roupas do armário etc. Sempre que estiver fazendo alguma coisa, deixe o bebê com algo na mão.

·         A água é seu "ambiente": permita banhos um pouco mais longos, com brinquedos e objetos diversos. Leve à praia se possível ou à piscina. Mesmo uma bacia de água pode ser uma fonte de muitas atividades.

·         Ensine todo tipo de caretas, palmas, sons e danças. Cante e brinque com o corpo da criança, massageie-a, dance com o bebê no colo etc. Deixe que outras pessoas do ambiente brinquem com a criança, o outro é uma experiência nova.

·         Organize a vida do bebê com disciplina. A ordem externa vai interiorizar-se ao longo da vida da criança. O bebê deve ter hora para alimentar-se e local adequado (não deve ser em frente à TV), deve ter horários para dormir e para as demais atividades do dia.

·         A criança Sensória Motora deve SEMPRE ter um objeto disponível que possa ser levado à boca e explorado livremente. Ande sempre com objetos (brinquedos).

Nenhum comentário: