quinta-feira, 28 de julho de 2011

MAMÃE, VOVÓS, CRECHE-ESCOLA OU BABÁ ?

Dra Adriana Oliveira Lima

Quando a mãe tem que trabalhar, ou mesmo quando se sente realizada e feliz trabalhando fica a questão de com quem deixar os filhos, em quem confiar longas horas da educação das crianças.
A primeira opção é sempre as avós pela total confiança, particularmente quando são ainda bebês. Entretanto cada vez mais esta instituição avó esta acabando, as avós têm suas próprias vidas, suas amigas, trabalho ou outros interesses e, cada vez menos, estão disponíveis para tomar conta dos netos.

As avós, nos primeiros meses de vida desempenham papel importante por conversarem com os bebês e ensinar-lhes um cem número de imitações importantes no processo de desenvolvimento cognitivo. Por outro lado quando assumem esta tarefa têm grande dificuldade em impor limites, ou estimular aspectos cognitivos dos mais velhos pelo excesso de zelo e atenção despendidos aos pequeninos. Sem dúvida, entretanto, os avós são uma boa opção para deixarmos os bebês.

As babás ou enfermeiras são a opção de muitos pais que devem, no entanto, ter, antes de tudo, boas referências para entregar-lhes os bebês. A babá, por mais competente que seja não possui a formação necessária para estimular o desenvolvimento da criança criando com a criança relação de dependência e superproteção. O maior inconveniente das babás para os pequeninos é a incapacidade de tomar decisões em ocorrências fora da rotina.

As creches devem ser observadas, deve-se certificar de que existem espaços e programações para as crianças fora do berço, particularmente para as crianças acima de seis meses. Muitas vezes as crianças permanecem “presas” em berços por longos períodos. Deve-se verificar a existência de recursos para estimulação do desenvolvimento e a competência da equipe. A grande vantagem é o estímulo ao desenvolvimento e a competência na tomada de decisão.

Assim que a criança for aceita em regime escolar (em alguns casos por volta dos 18 meses) esta será a melhor opção, pois terá o conjunto de vantagens das creches acrescidas do fato do leque de atividades ser sempre mais amplo e diversificado.

Afinal de contas esta é uma decisão difícil que depende dos pais ponderarem diversos aspectos em questão, desde aqueles econômicos até os relativos ao desenvolvimento do seu(a) filho(a).

Lembramos apenas que nesta discussão levem em conta a proposição do Prof. Lauro de Oliveira Lima: “ O melhor brinquedo que se pode dar a uma criança é outra criança”. Assim, se em casa com a babá a criança sofre menos doenças, também perde importantes momentos do seu desenvolvimento afetivo e cognitivo e, portanto, a escola passa a ser o lugar “ótimo” o mais rapidamente possível.



A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível.
MARIA MONTESSOURI

Nenhum comentário: