segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Cortesão – Baldassare Castiglione



O Cortesão é uma obra renascentista, um dos “livros de cabeceira” da civilização ocidental. Diálogo em tom elegante, dotado de uma atmosfera serena e grande refinamento intelectual na construção do “perfeito cortesão”. Ele ficou conhecido como “um código da elegância do pensamento e do gosto que se tornam elegância e refinamento dos costumes”.

Reproduzo abaixo um célebre trecho da obra, tão importante então quanto agora e sempre, que trata da questão da amizade:
“Mas creio que há outra coisa que dá e diminui muito a reputação: é ela a escolha dos amigos com os quais se há de ter uma relação estreita; porque sem dúvida a razão quer que aqueles que têm amizade profunda e companhia inseparável tenham também as vontades, os espíritos, os juízos e as inteligências conformes. Assim, quem conversa com ignorantes ou maus, é tido por ignorante ou mal; ao contrário, quem conversa com bons, sábios e discretos, como tal é considerado; pois parece que por natureza tudo facilmente se conjugue com seu semelhante. Por isso creio ser necessária muita atenção ao começar tais amizades.
(...)
Portanto, creio que é bom amar e servir mais a um do que a outro, conforme os méritos e o valor. (...) e entendo que tudo isso se passa entre homens bons e virtuosos, pois a amizade dos maus não é amizade.”
B. Castigilone – O Cortesão (1528)

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima escolha.
Leitura obrigatória para a cultura.

João Henrique T.L.C disse...

Dra. Adriana, estou um pouco ausente das leituras do blog devido a estar num periodo de preparacao para provas. E durante este periodo que estou passando tive uma reflexao e gostaria de lhe trazer, quem sabe podera acrescentar algo.
Hoje, em escolas privadas e raras instituicoes publicas, que se baseiam no objetivo de fazer o aluno passar em enem, vestibulares e todos os concursos que invetarem, essas instituicoes nao necessitam nem um pouco de professores. Me coloco como exemplo, amanha farei uma prova de matematica, e hoje revisando os assuntos percebi que estava com duvida em como resolver sistemas lineares atraves do escalonamento(matematica). Simplesmente, uma coisa que nao consegui aprender adequadamente com meu professor, eu consegui entender facilmente digitando o tema no google e vendo videos e websites que explicavam como fazer o metodo de escalonar.
Tenho certeza que conseguiria fazer o mesmo com qualquer outra materia e conteudo.
Na minha sala, tambem existem casos de pessoas que dormem ou conversam durante toda o periodo que esta em sala e na escola, contudo, estando em casa essas pessoas estudam os assuntos que foram dados na aula e conseguem obter notas excelentes.
Com esse metodo de ensino-aprendizagem que temos hoje, vejo cada vez mais que nao existe nenhuma dependencia do aluno em relacao ao professor.
Um abraco!

regina esteves disse...

A amizade que a biblia descreve é assim: Em todo tempo ama o amigo e na adversidade vem a tornar-se irmão. Provérbios de Salomão
Beijos
e muita paz