sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PELOS PODERES DE GRAYSKULL


 ABERRAÇÕES AO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Dra ADRIANA Oliveira Lima
                                               “MAS É BOM SABER O QUE DIZER E O QUE NÃO DIZER NA FRENTE DAS CRIANÇAS”                                                                                                                                                                   Caetano Veloso
Monteiro Lobato está sendo julgado pelo Superior Tribunal 
As queixas mais frequentes de pais e professores são a linguagem grosseira, a agressividade, a baixa resistência à frustração e outros comportamentos “antissociais” apresentados pelas crianças, mesmo na mais tenra idade (pais subordinados ao império dos desejos dos filhos). São diversos os fatores que podem ser considerados na análise destes eventos, mas vamos aqui conversar um pouco sobre os programas de TV, livros e outros meios aos quais as crianças têm acesso.
                Em primeiro lugar, ao assistir os programas do canal da “Disney” com personagens pré-adolescentes e adolescentes, verifica-se uma contínua desvalorização dos adultos. Os pais sempre sabem menos que os filhos e quase sempre são ridicularizados. Os pais como heróis e referência moral e de sabedoria dão lugar a “idiotas” incompetentes sob julgo de filhos imperativos e “tecnológicos”.
                Nos desenhos voltados para os menores causa espanto a completa ausência de adultos neste mundo infantil. Claro que Tom e Jerry não tinham adultos, mais eram animais em luta... Os Backyardigans são como CRIANÇAS que vivem sem adultos, como ademais muitos outros como os “Teletubbies”, “Caillou” (onde a mãe só aparece pela metade), “Charlie e Lola”, etc. São todos mundos sem disciplina, sem moral, sem regras ou figuras de autoridade. Não existem adultos, não existem leis.
                Vemos assim como as crianças estão expostas a duas formas preocupantes de relações sociais: adultos desvalorizados e ridicularizados ou adultos ausentes e desnecessários. Ainda pior, adultos ruins que até prejudicam os prazeres infantis. Este último caso é o que se vê no livro “Mamãe, como eu nasci?”, aprovado pelo MEC para crianças de 10 anos!!! Não deixem de assistir ao vídeo e ler detalhadamente o livro e ver as figuras do mesmo que pretende educar sexualmente nossas crianças.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NGMkAmYbOwo
(infelizmente foi retirado o vídeo da internete)

                E agora José? Como educar crianças se os adultos são o grande empecilhos à felicidade? Como disciplinar crianças sem referências morais? Nunca pensei que teria saudades do HE-MAN, cheio de conselhos morais, no final das manhãs da infância de meus filhos.

Nenhum comentário: