domingo, 10 de junho de 2012

PIAGET E A NEUROCIÊNCIA - 4 Sem Pressa...Quanto mais largo o tronco mais alta árvore!

  Drª Adriana Oliveira Lima


Embora as referências americanas nestas pesquisas da organização e desenvolvimento do cérebro estejam restritas a critérios de QI, acabam por concordar com as hipóteses desenvolvidas por Jean Piaget quanto ao desenvolvimento geral da inteligência e do conhecimento. Enfim, de uma forma ou de outra coincidem os critérios de mais ou de menos inteligentes. O que ficou comprovado é que o desenvolvimento das regiões responsáveis pelos mais complexos e humanos pensamentos (a razão e a emoção) acontece de maneira diferente entre os que apresentam maior inteligência e os de menor inteligência. Nas crianças mais inteligentes o córtex pré-frontal atinge seu tamanho final por volta de 11/12 anos ao passo que nas menos inteligentes isto ocorre aos 8 anos! A densidade do córtex progride nas mais inteligentes até por volta dos 12 anos ao passo que nas menos inteligentes isto ocorre quatro anos antes Jean Piaget em seus estudos mostra que o tempo, isto é a precocidade não significa maior inteligência e pode mesmo ser prejudicial. Ele cita as crianças com alto desenvolvimento da linguagem, que “como papagaios” falam parecendo adultos sem, contudo isto, significar uma vantagem qualitativa da inteligência. Piaget talvez tenha sido o primeiro a dizer que a velocidade de uma resposta não tem qualquer relação com a inteligência, pois o que importa é a estratégia usada na resolução dos problemas. Como pais e educadores devemos nos preocupar com qualquer tentativa de acelerar o desenvolvimento das crianças (como queria Jerome Bruner), pois quanto mais amplo cada estágio, mais sólida a estrutura que se segue. Quanto mais larga a base mais alta a torre. Os pais, particularmente, buscam insistentemente fazer seus filhos avançarem precocemente,. Ficam contentes se o filho está um ano adiantado na escola(!). Esta pesquisa vem mostrar o que Piaget chama de limite maturacional do desenvolvimento: é necessário esperar que a própria biologia esteja pronta e ela pode precisar de mais tempo que a aparência, que o visível.

2 comentários:

Juhi Kenia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juhi Kenia disse...

Pena que, no mínimo na maioria das vezes, os pais que querem seus filhos à frente, não lerão esse artigo. E o pior, muitos educadores também não. :(