quarta-feira, 28 de julho de 2010

Minha Vida em Cor de Rosa



“Minha Vida em Cor-de-Rosa” (Ma vie en Rose, 1997). O filme dirigido por Alain Berliner conta brevemente a história de Ludovic, um menino de sete anos que tem certeza de ter nascido no corpo errado. Ele sabe que tudo de que gosta é diferente do que gosta um menino (roupas ou jogos). O filme não apresenta soluções ou verdades, apenas discuste com carinho a compreensão entre pais e filhos em uma sociedade que tem dificuldades para aceitar o que não é padronizado, controlado e modelado.
No início é cômodo para todos encararem a situação como uma brincadeira que há de passar; mas o tempo passa e Ludovic apenas aprofunda seus desejos e busca suas respostas (ajudado pela irmã mais velha) Não há conversas de pai-filho ou mãe-filho, não se discute os sentimentos de Ludovic.
Instrumentos importantes para uma discussão sobre a questão das pressões sociais sobre aqueles que não se encaixam num corpo/padrão pré-definido e aceito, podem ser encontrados no filme.
A inocência de Ludovic e sua busca para desvendar a si mesmo faz deste filme um valioso instrumento para os pais, professores e mesmo para os adolescentes nas discussões sobre a sexualidade.


Minha Vida em Cor-de-Rosa
Título Original: Ma Vie en Rose
País de Origem: Bélgica/França/Inglaterra
Ano: 1997
Duração: 110min
Diretor: Alain Berliner
Elenco: Michele Laroque, Georges Du Fresne e Jean-Philippe Ecoffey

Nenhum comentário: