sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES

 DIA DOS PROFESSORES

FELICIDADES AOS QUE SÃO PROFESSORES DE FATO

No ano passado homenageei os professores na forma de cartão no link abaixo. http://adrianaoliveiralima.blogspot.com.br/2011/10/15-de-outubro-e-o-dia-do-professor.html
           
            Dra. Adriana Oliveira Lima

            Em outras ocasiões, inclusive em meu livro “Conversas”, dediquei alguns artigos ao fenômeno da grande rotatividade de professores nas escolas no Brasil. Como professora que jamais abdiquei de minha função/escolha profissional, fico bastante à vontade para conversar sobre este fenômeno. Encontramos uma centena de razões, dos baixos salários à má formação profissional, para essa rotatividade excessiva.  O que torna o fato cada vez mais grave é seu crescimento sistemático, que vai formando um comportamento pouco comprometido e, às vezes, até mesmo irresponsável na relação profissional.
            O setor público se torna o depositário dos que querem ter “garantia de emprego”. As crianças são esquecidas, por vezes com meses sem aulas. Nos setores privados temos uma verdadeira “dança das cadeiras” que leva a uma rotação que, quase sempre, termina por desembocar no sistema público de ensino.
            Imaginem um médico que faz uma cirurgia e no dia seguinte e no outro e no outro não comparece ao hospital para acompanhar seus doentes... Imaginem um engenheiro abandonando uma obra pela metade. Imaginem um dentista que abandona o cliente no meio de um tratamento. Imaginem um cozinheiro que desaparece do restaurante. Considerando qualquer profissão ficamos pasmos em acreditar que considerável número de professores falta por qualquer motivo, importando-se muito pouco com suas crianças, com seus alunos.  Como dar dignidade a uma profissão com estes comportamentos?
            Esta não é uma questão apenas de amor; é uma questão de respeito e de responsabilidade por um projeto e seu curso. Como respeitar uma profissão que não se dá ao respeito? Os salários são baixos? Todos sabem. Quem adentra esta profissão pode dizer tudo, menos que “não sabia” disso - por favor! A postura do início de carreira com responsabilidade e envolvimento pode determinar o futuro do professor como educador.
            Não podemos conciliar com o professor faltoso, com instituições adultas, como a greve, que ferem o direito das crianças. Antes de desejar conhecer, um ser humano deseja ser amado e respeitado e o professor é o primeiro objeto deste amor e respeito.

            Mas existem os bons professores e para estes bons professores quero dar os parabéns. Tomarei uma professora como símbolo, que ama o que faz, que é responsável, que vibra e que em tudo que faz tem a dignidade de uma boa profissional. Em nome de todos os professores que gostaria de homenagear neste dia 15 de outubro o faço a Adriana Monducci Cavedagne. Parabéns Adriana! https://www.facebook.com/adriana.monduccicavedagne?fref=ts




Nenhum comentário: