domingo, 1 de julho de 2012

A FAMÍLIA PODE AJUDAR NA APRENDIZAGEM.


 Dra Adriana Oliveira Lima
O domínio de certos conteúdos, a aquisição de cultura e mesmo de certas posturas, habilidades e competências são construídas nos primeiros anos da vida escolar, pela escola e pelos pais.
            A relação dos pais com a aprendizagem dos filhos tem se centrado, cada vez mais, em notas e resultados (“passar ou não passar”). Os pais preocupam-se cada vez menos em estimular a leitura ou acompanhar se os seus filhos estão aprendendo realmente. A leitura, por exemplo, quando existe, se restringe aos livros cobrados pelas escolas. Há mais cobrança que incentivo.
            O nível de ensino das escolas brasileiras, mesmo as de elite, é baixo, em comparação com os países mais avançados. Só 14% dos nossos jovens estão em universidades.
            Especialista em “efeitos do dever de casa” sobre a aprendizagem, a prof. Harris Cooper, da Duke University, mostra que ensinar “coisas prontas” aos filhos pode ser pior do que não fazer nada. Muitos pais fazem as lições pelos filhos enquanto outros obrigam enfadonhos segundos turnos de treinamentos e “reforços escolares” que, longos em excesso, terminam por não contribuírem em nada para a aprendizagem.
            O segundo turno de uma escola deve comtemplar aspectos gerais e complementares da educação e ter como foco a criação de rotinas, o estimulo à disciplina e a construção da “responsabilidade” nos alunos.
            Aos pais cabe acompanhar a vida escolar dos filhos e incentivar sua curiosidade (impulso básico na busca do conhecimento). A forma de fazer isto deve contemplar a valorização dos livros, a leitura para e com os filhos e o apoio à expressão dos filhos para lhes incutir autoconfiança. Desligue um pouco a TV para jogar e brincar com seus filhos e esteja sempre presente na escola deles para acompanhar seus eventos, agendas, boletins, etc.

Um comentário:

ËVORA BESSA disse...

Muito bom. Gostei muito da parte em que o texto fala do Incentivo a curiosidade e concordo que muitas escolas apenas entregam ao aluno uma
receita pronta e nao se dispõem a dar tempo ao aluno para que ele procure saber um pouco mais sobre o assunto que o interessou ou mesmo dar outras alternativas de aprendizado para os mesmos. Buscarei jogar mais e estimularei mais a curiosidade de minhas filhas. Obrigada.