terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EDUCADORES – REVOLUÇÕES NA EDUCAÇÃO - PAULO FREIRE-:


PAULO FREIRE

O que falar de Paulo Freire, quando sobre ele, tanto se sabe? Talvez seja o único dos grandes educadores brasileiros que qualquer pedagogo em formação ouviu falar.

Educador e filósofo, tem seu trabalho voltado para educação popular e, particularmente, para a educação de adultos. Seu projeto educacional nasce da relação política entre os sujeitos e sua principal ferramenta metodológica é o “diálogo”. Segundo ele, o aluno ao alfabetizar-se toma consciência de sua realidade e torna-se apto a transformá-la.

Paulo Freire morou na Europa durante a ditadura militar no Brasil, quando ficou internacionalmente conhecido, tendo sido presidente do Conselho Mundial das Igrejas. Desenvolveu trabalhos na América central e na África.

Em seu livro fundamental, “Pedagogia do Oprimido”, ele propõe uma metodologia e uma abordagem da educação visando a conscientização dos indivíduos. Paulo Freire vê na educação uma arma para a libertação.

Sua obra é vasta e caminha sobre uma trilha da filosofia cristã, destacando-se por um forte compromisso com os oprimidos na sociedade capitalista. Neste contexto, Paulo Freire se coloca próximo à Teologia de Libertação (Frei Leonardo Boff) e vai distanciando-se da tarefa de criar uma metodologia mais concreta para a sala de aula. Nem mesmo sua passagem pela secretaria de Educação de São Paulo o tirou dessa postura essencialmente filosófica-cristã. Assim, Paulo Freire não desenhou uma metodologia educacional capaz de dar conta da escolaridade das crianças e jovens.

Seu trabalho tem destaque indiscutível na educação dos adultos tendo sido acolhido em muitos projetos em diversos países na África América Latina.

Seu livro “Educação como Prática da Liberdade” é uma leitura indispensável a TODOS que lidam com qualquer nível ou aspecto da educação.

Não é no silêncio que os homens se fazem,

mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,

os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Ninguém liberta ninguém.

As pessoas se libertam em comuNHÃOnhão.

Nenhum comentário: