1-MARIA MONTESSORI
Imaginem que desde o final do século XIX chegando ao ápice nos anos 1960 uma fascinante revolução vem acontecendo na educação em todo o mundo. Educadores criaram metodologias que estão disponíveis até os nossos dias.
Entretanto sabemos que as escolas, como os presídios e quartéis tem a fantástica resistência a mudanças. Desta forma, embora permaneçam sempre iniciativas inteligentes em todas as sociedades através do tempo, a escola em sua maioria é praticamente a mesma do século XVIII descrita por Michael Foucault em “Vigiar e Punir” (tirando a tortura das escolas, é o mesmo sistema tradicional e medíocre, cadeiras enfileiradas e alunos reprimidos).
Entre outros educadores, sobre os quais escreverei numa sequencia de artigos, começo por Maria Montessori. Médica Italiana que desde pequena tem especial interesse em matérias científicas. Após formar-se se dedica trabalhar com crianças com necessidades especiais e deste trabalho cria uma metodologia abrangente com forte cunho pré-científico para at3nder todo tipo de criança.
Profundamente inovadora realizou a famosa experiência “Case dei Bambini” que repercutiu em toda a Europa criando a um só tempo um fascinante material (veja alguns destes em página deste BLOG). Tornou-se também importante movimento educacional no Estados Unidos. A “Casa dos Pequeninos” em Genebra, onde Piaget desenvolveu suas pesquisas, usava o método Montessori de educação.
Maria Montessori vê a educação como uma construção de si mesmo (“Educação Cósmica”) o que impõe uma ação contínua da criança sobre o meio que a rodeia. A “Lição de silêncio, que constrói a auto disciplina (de influência de meditação indiana) e uma exuberante fartura de materiais de todas as áreas facilitam e promovem a integração dos alunos na comunidade e o interesse pelo conhecimento.
Seus materiais e propostas visam o fortalecimento da individualidade e, a um só tempo, a socialização para construção de um mundo melhor. A criatividade e iniciativa são sustentáculos de sua proposta.
Seus materiais ficaram tão famosos e úteis pedagogicamente que foram, muitos deles, reproduzidos pela grande indústria e amplamente utilizados, infelizmente, sem fazerem qualquer referência a grande Mestra.
São 4 áreas de exercícios na “Vida Prática”: cuidados pessoais, cuidados com o ambiente, coordenação dos movimentos, convívio social. Completa seu material todos os recursos do pensamento matemático de linguagem e de ciências.
Todos os materiais de abotoar, dar laços, vassourinhas e material de limpeza, torres, o famoso “Material Dourado”, são criações de Montessori. Quem dera as escolas se abrissem ao menos para o uso estruturado deste farto material pedagógico. Ao invés de provas, deixassem as crianças resolverem problemas, ao invés de “encarteira-las em filas”, deixa-las em grupos discutindo o que será o futuro do mundo.
Para saber mais:
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