PROCON, Escola
e vamos caminhando rumo
a mediocridade
Dra Adriana Oliveira Lima
Ter o Super Estado regulando até
papel higiênico, “venezuelando” nosso
país, já cansado e em forte declínio em
todas as áreas, é triste, mas a gana de destruir tudo que já se construiu, o
POUCO, diga-se de passagem, é uma grande lástima. A gana de ódio contra a
escola privada aparece no bufar “babado” dos jornalistas na TV que defendem os
pais contra
a escola, criando uma relação danosa que vem se aprofundado ao longo dos anos.
Sou do tempo que nos orgulhávamos da escola dos nossos filhos e confiávamos em
seu projeto pedagógico.
Costuma ter cuidado em cada laço que
minha filha ia usar combinando com seu uniforme colorido. Hoje vejo crianças
frequentarem a escola com camisas que quase assemelham pano de chão. Começa o
ano e a TV bombardeia contra a compra de material escolar.
O que o Estado tem a ver com a compra
de um serviço que se estabelece na relação entre o cidadão e a escola privada ? O que pessoas não educadoras e sem jamais ter
vivido a escola podem determinar o que pode ou não ser pedido numa lista de
material ?
Afirmar que todo o material já esta
incluso na mensalidade é no mínimo alienado. O sistema (absurdo) trabalhista
brasileiro engole dos médios e pequenos estabelecimento quase toda sua
arrecadação, o volume de “pedidos de desconto” em algumas regiões brasileiras
(exato as de menores arrecadações) é um transtorno nas contas das escolas.
O que vem acontecendo é o sucessivo
decréscimo das atividades das crianças até os 10 ou 11 anos. A quantidade de “coisas”
estranhas e diversificadas não chega nem perto do entendimento do “pessoal” da
fiscalização.
No momento em que se precisa avançar
rumo a QUALIDADE de ensino o “ESTADO”,
onipotente e onipresente”, vem regular
de forma hilária. Vamos ao ensino medíocre, vamos igualar o privado ao medíocre
ensino publico oferecido a população em geral.
Vejam as proibições do PROCON
Destes 61 itens,
apenas os 17 listados abaixo, são de âmbito administrativo. Os demais itens estão
TODOS DIRETAMENTE ligados ao uso pedagógico.
1. Álcool
2. Caneta para lousa
3. Carimbo
4. Copo descartável
5. CDs etc
6. Estêncil
7. Fita para impressora
8. Garrafa para água
9. Grampeador e grampos
10. Lenços descartáveis
11. Maquiagem
12. Marcador retroprojetor
13. Material de escritório
14. Material de limpeza
15. Medicamentos
16. Papel higiênico
17. Toner de impressora
Como o Estado Brasileiro NÃO PODE
obrigar os investidores internacionais e nacionais a fazer investimento no
país, também não poderá fazer a escola ser competente e criativa. Como a
arrecadação das pequenas e médias escolas é baixa, com certeza declinará a
qualidade do trabalho, seu maior e mais benigno benefício para o país .
As grandes escolas já não fazem
mesmo, não pintam (muito eventualmente), muitas nem usam massa de modelar,
argila, nem pensar... Usam brinquedinhos com vigilância vendida, esta última,
como ” mais professoras” por numero de
criança.
Igualaremos o que havia de melhor na
média e pequena escola com as grandes e
tradicionais onde se faz educação “pastorando menino” brincando livre e ter
como material livro didático e seus “estojnhos” individuais.
TRISTEZA
Nem estudar vale a pena na atual
situação da educação de nosso país.
Quero lembrar que TODAS, TODAS as
ideias educacionais nascem em experiências de pequenas escolas e estudiosos (Montessori,
Piaget, Waldorf....) NENHUMA, mas nenhuma metodologia ou ideia pedagógica,
nasceu na Universidade. Que nos perdoe até a “grandiosa” USP.