quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A FALTA DE PLANEJAMENTO



A FALTA DE PLANEJAMENTO 

E O NÍVEL MENTAL DAS LIDERANÇAS


Dra. Adriana Oliveira lima


Discussões na TV e nas redes. Representante do MEC defende os cursos à distância. Mais de um milhão de pessoas fazendo cursos a distancia autorizados e avaliados pelo MEC. Um representante do setor empresarial na área de gestão diz que não existem profissionais capacitados para as vagas do mercado. Diz ainda que o nível de qualificação produzida pelas universidades brasileiras é muito baixo.
Todos nós sabemos que isso é a mais pura verdade. Que nossos alunos chegam à universidade sem saber redigir um texto. Sabemos que os níveis de leitura são baixíssimos. A formação na área tecnológica e biomédica é insuficiente.
Ora se nossas universidades não dão conta de formar bons profissionais è um absurdo imaginarmos que um povo sem disciplina de estudos e sem cultura, sem ensino básico, possa ter a disciplina para fazer um curso a distancia, virtual.
O Ceará já teve uma  destas experiências desastrosas, quando supôs que um professor “genérico” podia dar aulas usando um sistema de vídeos. Um desastre que deixou lacunas educacionais importantes na formação de uma geração inteira de cearenses.
O Brasil quer sempre resolver da forma mais fácil. Inventa um sistema absolutamente insuficiente da mesma forma que da cursos virtuais e faz inclusão de crianças com necessidades especiais na base da legislação.
Tudo num mundo sem planejamento. Esta é a palavra básica para analisar toda a realidade brasileira (PLANEJAMENTO) e denota um nível mental bem pouco abstrato. Não se planeja evitar surtos de doenças, não se planeja o futuro da agua, não se planeja as necessidades educacionais a médio e longo prazo, não se planeja a economia. Não se planeja nada.
Entretanto PLANEJAR não é um desejo ou uma vontade. PLANEJAR é parte de um tipo de pensamento, chamado Reflexivo ou Hipotético Dedutivo. Então não temos soluções à vista, E um nível mental baixo que domina entre as lideranças de nosso país.

Nenhum comentário: