domingo, 5 de maio de 2013

UM TEMPO DE FANTASIA IMPERDÍVEL.



Entre 4 e 6 anos
UM TEMPO DE FANTASIA IMPERDÍVEL.
        Dra Adriana Oliveira Lima



Os pais muitas vezes se adiantam, pela ansiedade de ter um bebê ali e tantos planos de paternidades e maternidades... Mas o fato é que os primeiros três anos de vida são de muita experiência física, manipulação de objetos, texturas, experiências ambientais, musicais e de toda sorte de experiência FÍSICA que se possa propiciar a uma criança.
        Nestes primeiros anos também as imitações são tão estruturantes que a criatividade fica por conta da própria natureza impetuosa e criativa da criança. Imitação sim. Precisam aprender gestos, mostrar as partes do corpo, cantar parabéns e FALAR. A fala é pura imitação. Converse muito descrevendo as ações para este pequenino que sempre alerta o surpreenderá com uma linguagem rica e inusitada.
Mas um desafio fascinante se avizinha quando estes pequenos vão completando 4 anos. Agora sim, todas as aventuras dos quintais de “backyardings” se tornarão tão presentes que papais e mamães por vezes duvidam se a criança sabe discernir entre fantasia e realidade. Calma elas SABEM perfeitamente. Entretanto suas cabeças cheias de linguagens e experiências, histórias e fantasias explodem ansiosamente neste eterno brincar.
        Somos cavalos, os sofás carros ou aviões, podem de repente ser um avião. Garrafas podem ser pessoas e você pode vê-las dando aulas para vidros de esmalte. Os bonecos são seres vivos que assistem TV... O personagem Calvin bem pode mostrar este mundo sério e louco.
        Vamos fazer barracas, acampar na sala, cozinhar em fogareiros, fazer piquenique nos parques, aniversários das bonecas e bonecos. Artesanato, transformar sucatas em maravilhas.
Não se adiantem. Esperem e esbaldem-se de invensões entre os 4 e os 6 anos. Qualquer proposta é válida. Fazer um bolo na cozinha, quebrar um ovo sem derramar, misturar uma receita, esconder-se em baixo da mesa.
        Divertido, muito divertido e não perca, pois as coisas mudarão radicalmente após os 7 anos.

Nenhum comentário: