sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UMA VEZ MAIS O ENEM


Uma verdadeira guerra está sendo travada. É denuncia aqui, recurso ali, fraude acolá. O fato é que as escolas cearenses ODEIAM o ENEM. Elas têm que mudar, elas têm que abandonar o período JURÁSSICO em que vivem e adentrar a modernidade (e não falamos de tecnologia, este “pó de arroz” que mascara os dinossauros).

A virulência com que atacam o ENEM chega a ser absurda. Deve haver advogados de plantão para encontrar brechas que permitam derrubá-lo. Desejam as velhas provas de vestibular que lhes permitem prosseguir na mentira.

Todas as escolas cearenses passam nos mesmos vestibulares. Ficamos confusos com tantos outdoors contando as façanhas de cada uma delas e terminamos sem saber quem passa em quê.

Que esta guerra da mediocridade, que teme exames para os quais não sabe trabalhar, seja derrotada pelo bem maior da educação deste país. O velho Lauro Oliveira Lima, hoje com seus 90 anos de sabedoria, sempre dizia que não importam os exames, importa o ensino. Quem sabe, sabe, não existe saber mais ou menos. Qualquer exame é exame e o ENEM é apenas mais um.

Nenhum comentário: