segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DE ENGANOS E MENTIRAS


Dra Adriana Oliveira lima

É fim de ano. Neste período do ano eu fico especialmente decepcionada e arrasada com as atitudes “educacionais” em nosso país.

A quantidade de crianças, já em idade avançada, que aparecem com sérias dificuldades de aprendizagem nos leva a não “crer na bondade humana” (Anne Frank que me perdoe). Os especialistas não diagnosticam para não “rotular”. As escolas vão passando os alunos até chegar ao ponto crucial, o ensino de 6º ao 9º ano, onde a quantidade de professores não permite as diferenças. Os alunos já pagaram pelo menos 4 anos de escolaridade sem resultados ou diagnósticos. Por fim, os pais que não querem ver e se enganam, não dando aos filhos o que eles precisariam para desenvolverem-se em melhores condições.

Neste momento as crianças com necessidades especiais vão de porta em porta procurando aceitação. Tudo porque uns querem ser cegos (pais), uns querem alguns níqueis (escolas) e outros não querem “rotular” (na medicina, quanto mais cedo o diagnóstico mais curável a doença. Na psicologia não?).

As escolas que dizem a “verdade” perdem os alunos. Outros pais, assim que os filhos apresentam uma mínima “melhora”, correm para as escolas ditas “boas” (grandes escolas, referência de sucesso de uma classe média em ascensão), pois não querem ficar nos lugares onde os filhos são “lidos” como alunos com necessidades especiais.

De enganos e mentiras, gerações inteiras de crianças perdem os melhores anos para desenvolverem seu potencial de inteligência e inserção social. Pensei em montar uma clínica de RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ESTIMULAÇÃO, mas creio que não teria clientes...

Um comentário:

silvia danielle disse...

em uma sociedade hipócrita em que vivemos é mais fácil fingir que todos são iguais...agradeço por ter encontrado profissionais preocupados e realmente interessados no desenvolvimento das crianças...