segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UMA REDE INCONTROLÁVEL DE PERIGOS




Dra Adriana Oliveira lima
Lendo colunas de educadores e psicólogos e acompanhando programas na TV, muito se ouve sobre os limites que se devem impor às crianças, sobre o combate ao consumismo por meio de educação financeira e outros milhares de conselhos que são dados aos pais. Fico a pensar o que torna tantos conselhos inócuos? Os pais continuam tão perdidos quanto “cegos em tiroteio”. Aí penso que se Piaget tivesse dito apenas que cada idade tem uma estrutura distinta da outra e que a compreensão e a capacidade operatória variam de acordo com sua idade (cada estágio do desenvolvimento), já seria responsável por uma verdadeira revolução na educação. Ele precisa ser lido e considerado.
De que adianta uma psicóloga dizer que a criança deve ter uma mesada para aprender a lidar com o dinheiro se ela não informa de qual idade está falando? Seria aos 02 anos? Aos 07 anos? Aos 15 anos? Esta é a questão, este é o ponto vital que, se discutido, pode efetivamente ajudar os pais em suas decisões e intervenções.
Não seria muito mais produtivos para os pais se lhe explicarmos que a criança aprende efetivamente a lidar com o dinheiro nas operações concretas (7 a 12 anos), sendo este o momento propício para as primeiras semanadas (iniciar por semana devido a compreensão do tempo). Já com 9 anos a criança é capaz de incluir as classes, estando apta a fazer os desdobramentos da moeda com bastante competência. Assim, os conselheiros e educadores em geral devem focar sua contribuição em desvendar para os pais as capacidades dos filhos em cada momento de seu desenvolvimento.
Nesse nicho da idade é que entra a internet. O “facebook”, por exemplo, é uma rede, instrumento intelectual de uma criança entre 07 e 12 anos, nas suas versões mais simples. Este fato pode levar à atração da criança pela compreensão e manipulação da rede. Mas ela de forma alguma tem a maturidade emocional e experiência de vida para lidar com esta rede complexa. Não é sem razão que as redes sociais proíbem crianças. Os pais devem “ouvir” esse conselho.
Experimentei fazer uma pagina para uma criança e pude ver que, ainda que um adulto esteja ao lado da criança, se torna INCONTROLÁVEL o acesso de contatos multiplicativos das redes sociais ou mesmo de um ”youtube”. Assim, os pais devem limitar radicalmente o aceso a computadores antes dos 12 anos, ocasião em que os pais, participando junto com os filhos, podem lhes dar acesso a alguns recursos dos computadores.
Antes dos 12 anos BRINQUEM com seus filhos, CONVERSEM com seus filhos, LEIA para e com os seus filhos, JOGUEM com os seus filhos. Nunca ache “inteligente” o fato de ele sabe acessar “coisas” no computador. Nada desenvolve tanto a inteligência ou os aspectos afetivos das relações humanas como simplesmente BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS.

Um comentário:

Caroline Torquato disse...

Amei! Disse tudo.vc arrasa sempre.