quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A PASSAGEM PARA O ENSINO MÉDIO

Dra. Adriana Oliveira Lima

Com alguma freqüência encontro ex-pais da escola que reportam as dificuldades que os filhos tiveram ao sair da escola para entrar no ensino médio. Algumas vezes deixam transparecer certa “culpa” da escola por estas dificuldades. Não sabem eles que todos os jovens, de todas as escolas, têm esta dificuldade, vez que os conteúdos são inteiramente novos e exigem alto nível de abstração. De fato a maioria seria reprovada, da própria escola, caso fossem submetidos a estes testes (que, inclusive, variam de importância dependendo do número de vagas disponíveis). Por outro lado, são estas escolas que alimentam o sistema de educação paralelo chamado AULAS PARTICULARES ou REFORÇO ESCOLAR.

O que diferencia nossos alunos é a “volta por cima”, eles se adaptam com mais ou menos tempo, e tornam-se pessoas competentes, participantes e estudiosas na medida de suas escolhas (conscientes). Não temos dúvida de que a dificuldade que poucos alunos sentem, ao deixar nossa escola, são idênticas a de qualquer um em qualquer escola (mentem eles ao dizer que os outros alunos da própria escola estariam mais bem preparados, em escolas de massa estes são minorias), mas estamos certos de que, a despeito de tudo isto, nossos alunos, ao entrarem no sistema, serão brilhantes, estudiosos e cultos e com certeza buscarão ser felizes em suas escolhas.

Os pais amedrontados chegam a culpar a escola por estas dificuldades dos filhos e, às vezes, até a antecipar a saída deles da escola, abrindo mão do fechamento de estruturas importantes, para adaptá-los à mediocridade da educação brasileira. Nenhum pai/mãe de uma escola tradicional ousa culpar a escola da má performance do filho. Algumas vezes levam o irmão mais jovem, quando da saída do mais velho, sem ter maior preocupação com a individualização e atendimento às especificidades de cada filho.

Nossa escola prepara para algo mais grandioso, forma um cidadão responsável e competente. Basta que os pais aguardem um pouco e terão o retorno de todo o investimento feito em seus filhos e filhas.

Por outro lado, a grande preocupação com os conteúdos é infundada, pois os conteúdos são os mesmo indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa diferença consiste na METODOLOGIA empregada e na ordenação compatível com as estruturas do desenvolvimento. Assim, não existe conteúdo que outra escola tenha dado e nós não.

Algumas vezes, a criança em nossa escola tira uma nota baixa ou indicamos a repetição de um estágio (interpretado pelos pais como reprovação) que a criança não alcançou satisfatoriamente. A dificuldade dos pais em aceitar é, às vezes, perturbadora. Os pais fazem uma intervenção junto à escola que, muitas vezes, prejudica o bom andamento das atividades.

Precisamos da parceria dos pais neste trabalho. Num país onde a qualidade da educação é muito baixa, nosso trabalho se destaca em cuidados e recursos empregados. Os investimentos feitos numa metodologia de trabalho como a nossa é a certeza de um retorno conseqüente. O jovem aqui formado é, no mínimo, mais culto, tem maior capacidade de liderança, sabe se colocar em situações adversas e tem maior espírito de responsabilidade individual e social que a maioria dos jovens de sua idade.

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