sexta-feira, 20 de abril de 2012

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: A criança e a FÍSICA

Dra Adriana Oliveira Lima



      Jean Piaget fez pesquisas exaustivas sobre o desenvolvimento do pensamento científico. Jean Piaget estudou as medidas, o peso, a massa, o volume e a velocidade, entre outros conceitos da física. O que se torna particularmente interessante é levar essas descobertas acerca da construção destes conhecimentos para o interior da escola.
        Respeitar o desenvolvimento da criança e ser “piagetiano” não consiste simplesmente em fazer testes e identificar estágios. Demanda, acima de tudo, elaborar um leque de atividades que possam estimular a criança em suas relações com o pensamento científico.
        Utilizando materiais bastante simples como tampas e copos, bem como alguns recursos estruturados como balanças, podemos promover atividades altamente estimulantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
        No primeiro estágio das conservações precisamos levar a criança a fazer avaliações intuitivas (desde os 05 ou 06 anos). Essas avaliações devem versar sobre os conceitos de quantidades contínuas (massa e líquidos) ou descontínuas (elementos contáveis como bolinhas, laranjas etc.). As avaliações podem compor um instrumental com dezenas de atividades que levem a criança a pensar sobre as quantidades e medidas. Podemos perguntar-lhes quantas bolas de gude cabem num copo de água, quantas jujubas estão dentro do saco, que dois objetos lhes parecem ter o mesmo peso etc.
        Durante a ESCOLA DE PAIS da Escola Nova procuramos demonstrar para os pais algumas destas atividades para que eles compreendam como ocorre efetivamente a construção do conhecimento tão “cantada” pelo construtivismo.
        Na figura ao lado podemos ver bonecas e suas camas. A criança deve antecipar que boneca corresponde a cada cama. Temos também materiais para as avaliações de quantidades contínuas ou descontínuas. Na página CONSTRUÇÃO DAS QUANTIDADES FÍSICAS (CLICK AQUI) publicamos alguns vídeos feitos na Reunião de Pais da Escola Nova, (18-05-2012) onde é possível ter uma amostra de possíveis atividades que podem ser feitas com as crianças.

       
        

Um comentário:

Helayne disse...

Gostei demais do material apresentado. Como posso conseguir ?