sábado, 12 de novembro de 2011

ENEM X VESTIBULAR A GUERRAS DOS EXAMES


Dra Adriana Oliveira Lima

O ENEM não é uma novidade. Amigos, o Brasil trabalhou por anos com sistemas UNIFICADOS de seleção e portanto tem “algo de podre no reino da Dinamarca”. Por três anos sucessivos o ENEM tem problemas. Não. O ENEM pode até ter problemas, mas não os que apontam.

Ocorre uma resistência absurda a renovar sistemas em nosso país. As redes sociais mostram a “raiva incontida” de escolas e professores que não querem mudar. Sistemas de privilégios que vão por terra pois em última instância o ENEM termina por democratizar um pouquinho mais o acesso as FEDERAIS, antes reféns dos cursinhos milionários e das “crianças” ricas que após estudarem a vida toda na rede privada pagando bem as ditas boas escolas especializadas em passar alunos nesta o naquela opção, querem agora, no momento mais caro para o país o ensino superior gratuito.

Sabotar o ENEM é um objetivo tão ferrenho que começo a pensar que ele deve ter algo muito bom. Não debrucei sobre a questão no seu âmago, no seu coração, mas sei que, o tipo de seleção escolhida pelo Brasil tende sempre a exames “maratônicos” - milhares de questões e a exigência que para acesso a qualquer área do conhecimento tem que se saber TUDO! –Leia-se VESTIBULAR!!!!!! (na minha época tinha o científico e o clássico (bons tempos!- mas nem sabíamos!).

O Vestibular tem como objetivo final fazer um pente fino não de competências mas de classe social... mais ricos garantem mais vagas. A confirmação disto é a quantidade de alunos nas federais que são oriundos de escolas públicas serem irrisórias.

O sistema educacional bem acostumado a “ensinar” questões que caem no vestibular, fórmulas viciadas e “pegadinhas” grotescas, aliado a professores atores, especialistas em aulas-show e apostilas rentáveis está realmente assustada de perder seus guetos regionais de vendas e arrecadação de lucros.

A TV Globo começa a falar sobre o absurdo de três anos seguidos com erros... Erro é a corrupção neste país e o poder econômico tentando o retrocesso onde ele apareça. VIVA o ENEM (ainda que longe de ser um processo seletivo ideal) que permite a filha da minha funcionária fazer o exame cheia de esperança. VIVA a esperança e que o Brasil seja capaz de resistir aos ataques dos tubarões cuja ganância não tem limite nem fim.

2 comentários:

Irineu E. Jones Corrêa disse...

Gosti muito da reflexão. A possibilidade de o ENEM ter erros, sendo os menos importantes aqueles alardeados pela imprensa é perfeita. E a imagem que ilustra o texto é muito boa. Grato, Professora.

Irineu E. Jones Corrêa disse...

Corrigindo a digitaçào do comentário... Gostei muito da reflexão. A possibilidade de o ENEM ter erros, sendo os menos importantes aqueles alardeados pela imprensa, é um observação perfeita. E a imagem que ilustra o texto é muito boa. Grato, Professora.