quarta-feira, 2 de abril de 2014

BRASIL NA LANTERNA EM RESOLUÇAO DE PROBLEMAS


BRASIL NA LANTERNA EM RESOLUÇAO DE PROBLEMAS
Os Resultados da Avaliação PISA
Dra Adriana Oliveira Lima


As dificuldades já começam na incapacidade do educando de entender os problemas colocados, os enunciados, pela péssima formação dos nossos alunos em leitura.

Depois vem o medo e o sentimento de incompetência para matemática cultivado desde a educação infantil. Cultivado muita vez pelos próprios professores.

Ai vem a péssima formação dos educadores que não sabem lançar mão de novos recursos para os desafios da aprendizagem. Estudam pouco, participam pouco de eventos e tem nas universidades uma limitada formação didática.

O completo Desconhecimento das estruturas do pensamento e dos problemas epistêmicos da aprendizagem, deixa os professores a deriva na sala de aula e de ensaio e erro faz sua pratica pedagógica.

Mas os pais dos alunos das escolas enormes, gigantes incompetentes, continuam felizes em deixar seus filhos partilharem salas de aulas com 30/40 alunos e  ter como proposta pedagógica um professor despreparado (embora eles se achem os melhores do mundo) proferir discursos vergonhosamente atrasados e escreverem compulsivamente no quadro (velho quadro de giz, ainda que modernizados).

Esta repetição da incompetência é resultado do próprio sistema educacional que tem uma dificuldade atávica de fazer o aluno aprender a pensar criticamente e aplicar conhecimento nas práticas de vida. Esta incompetência se mostra na própria escolha dos pais, sobre qual escola é boa para os filhos, nos baixos níveis de investimento da família na educação das crianças e na completa incapacidade de relacionar a péssima educação à incompetência profissional no mercado.

Ainda há os que acreditam que os problemas estão unicamente nas escolas públicas.  Nossa escola pública fica abaixo de qualquer crítica. Em 2014 escolas imundas, sem cadeiras, sem comida, sem material....

São milhares de advogados, engenheiros, médicos, enfermeiras, arquitetos...  Que entram no mercado sem qualquer condição de exercer a profissão. Os jornais e a vida cotidiana mostram diariamente esta generalizada incompetência.

Preocupante ainda mais é que esta incapacidade de resolver problemas não está restrita as provas do PISA mas a demonstração diária da total incapacidade de PLANEJAMENTO em qualquer área do conhecimento (saúde, planejamento urbano, educacional, transporte etc.).

Esta é a questão, não e apenas o resultado da avaliação internacional PISA que importa, mas a competência dos profissionais que estão chegando ao mercado para dirigir o país.

Música e produção artística cada vez mais fracas, literatura mais medíocre, médicos que nos causam medo, falta de planejamento para locais públicos... Universidades sucateadas e incapazes de conduzir pesquisas nos níveis necessários de uma grande nação. Etc. Etc. Etc.

O governo diz que melhorou mais precisa melhorar mais ( 38º entre 44 países)-??

Myrian Leitão , que agora sugere em educação, orienta que se deve fazer capacitação pela internete.

Tenhamos nós educadores que ter toda a paciência do mundo.

O que tem que mudar?  Tudo que não é discutido, como o número de alunos em sala, a remuneração dos professorado e a capacitação consequente dos educadores e, claro, o fim da corrupção.

 

RESULTADO PISA, anunciado pelo Bom Dia Brasil

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