BRASIL NA LANTERNA
EM RESOLUÇAO DE PROBLEMAS
Os Resultados da Avaliação PISA
Dra Adriana Oliveira Lima
As
dificuldades já começam na incapacidade do educando de entender os problemas
colocados, os enunciados, pela péssima formação dos nossos alunos em leitura.
Depois vem
o medo e o sentimento de incompetência para matemática cultivado desde a
educação infantil. Cultivado muita vez pelos próprios professores.
Ai vem a péssima formação dos educadores que não
sabem lançar mão de novos recursos para os desafios da aprendizagem. Estudam
pouco, participam pouco de eventos e tem nas universidades uma limitada formação
didática.
O completo Desconhecimento das estruturas do
pensamento e dos problemas epistêmicos da aprendizagem, deixa os professores a
deriva na sala de aula e de ensaio e erro faz sua pratica pedagógica.
Mas os pais dos alunos das escolas enormes,
gigantes incompetentes, continuam felizes em deixar seus filhos partilharem salas
de aulas com 30/40 alunos e ter como
proposta pedagógica um professor despreparado (embora eles se achem os melhores
do mundo) proferir discursos vergonhosamente atrasados e escreverem
compulsivamente no quadro (velho quadro de giz, ainda que modernizados).
Esta repetição da incompetência é resultado do
próprio sistema educacional que tem uma dificuldade atávica de fazer o aluno
aprender a pensar criticamente e aplicar conhecimento nas práticas de vida.
Esta incompetência se mostra na própria escolha dos pais, sobre qual escola é
boa para os filhos, nos baixos níveis de investimento da família na educação
das crianças e na completa incapacidade de relacionar a péssima educação à
incompetência profissional no mercado.
Ainda há os que acreditam que os problemas
estão unicamente nas escolas públicas. Nossa
escola pública fica abaixo de qualquer crítica. Em 2014 escolas imundas, sem
cadeiras, sem comida, sem material....
São milhares de advogados, engenheiros, médicos,
enfermeiras, arquitetos... Que entram no
mercado sem qualquer condição de exercer a profissão. Os jornais e a vida
cotidiana mostram diariamente esta generalizada incompetência.
Preocupante ainda mais é que esta incapacidade
de resolver problemas não está restrita as provas do PISA mas a demonstração
diária da total incapacidade de PLANEJAMENTO em qualquer área do conhecimento
(saúde, planejamento urbano, educacional, transporte etc.).
Esta é a questão, não e apenas o resultado da
avaliação internacional PISA que importa, mas a competência dos profissionais
que estão chegando ao mercado para dirigir o país.
Música e produção artística cada vez mais
fracas, literatura mais medíocre, médicos que nos causam medo, falta de
planejamento para locais públicos... Universidades sucateadas e incapazes de
conduzir pesquisas nos níveis necessários de uma grande nação. Etc. Etc. Etc.
O governo diz que melhorou mais precisa
melhorar mais ( 38º entre 44 países)-??
Myrian Leitão , que agora sugere em educação,
orienta que se deve fazer capacitação pela internete.
Tenhamos nós educadores que ter toda a
paciência do mundo.
O que tem que mudar? Tudo que não é discutido, como o número de
alunos em sala, a remuneração dos professorado e a capacitação consequente dos
educadores e, claro, o fim da corrupção.
RESULTADO
PISA, anunciado pelo Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário