Jean Piaget fez pesquisas
exaustivas sobre o desenvolvimento do pensamento científico. Jean Piaget estudou
as medidas, o peso, a massa, o volume e a velocidade, entre outros conceitos da
física. O que se torna particularmente interessante é levar essas descobertas
acerca da construção destes conhecimentos para o interior da escola.
Respeitar o desenvolvimento da criança e ser “piagetiano” não
consiste simplesmente em fazer testes e identificar estágios. Demanda, acima de
tudo, elaborar um leque de atividades que possam estimular a criança em suas
relações com o pensamento científico.
No primeiro estágio das conservações precisamos levar a
criança a fazer avaliações intuitivas (desde os 05 ou 06 anos). Essas avaliações devem
versar sobre os conceitos de quantidades contínuas (massa e líquidos) ou
descontínuas (elementos contáveis como bolinhas, laranjas etc.). As avaliações
podem compor um instrumental com dezenas de atividades que levem a criança a
pensar sobre as quantidades e medidas. Podemos perguntar-lhes quantas bolas de
gude cabem num copo de água, quantas jujubas estão dentro do saco, que dois
objetos lhes parecem ter o mesmo peso etc.
Durante a ESCOLA DE PAIS da Escola Nova procuramos demonstrar
para os pais algumas destas atividades para que eles compreendam como ocorre
efetivamente a construção do conhecimento tão “cantada” pelo construtivismo.
Um comentário:
Gostei demais do material apresentado. Como posso conseguir ?
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