Entre o que eu desejo para meu
filho e seu futuro efetivo
Dra Adriana Oliveira lima
Embora estejamos imersos numa
sociedade com um sistema de valores definido que exerce considerável pressão
sobre nós, cada indivíduo ou grupo (família, comunidade) vai absorver com maior
ou menor intensidade este sistema. Embora o sistema seja social ele se manifesta
e se realiza no contexto do indivíduo - não existe culpa coletiva, cada indivíduo responde individualmente por seus atos.
A reflexão subjetiva tem um
papel fundamental na organização moral, formando a personalidade de cada indivíduo. Piaget
diz que o conhecimento, portanto os sistemas de moral e valores, são
construções individuais.
Na educação das crianças o
objetivo dos pais deve centrar-se nas ações capazes de realizar esta construção
do conhecimento e da moral, tendo como fundamento o exemplo, o discurso e
principalmente as ações dos pais, dos educadores e da própria criança (Tomada
de Consciência).
Mas como saber os rumos de
nossas ações quando nosso objetivo frequentemente acaba não sendo aquele que havíamos
idealizado inicialmente? É neste contexto que aparecem as idealizações que os
pais fazem em relação aos filhos e aos resultados que buscam obter no processo
educativo. Aqui começam nossos problemas.
Um dos primeiros problemas que
aparece nesta busca por resultados é a compreensão do tempo. Os pais tendem a
querer resultados em tempo recorde. Às
vezes nem sequer semeiam este futuro. Revelam um pensamento mágico onde o fruto
colhido não precisou ser semeado ou cuidado.
Os pais precisam ter
consciência que o modo de execução da sua vida cotidiana está levando a
objetivos determinados.
Um segundo conjunto de
problemas consiste em ter objetivos de natureza diferente das escolhas que
fazem para construção dos mesmos. Quero um filho criativo, mas a pratica da
criança esta inserida em sistemas de repressão contínua. Quer um leitor, mas
não adquire livros para ele. Quer uma pessoa íntegra, mas corrompe as regras na
frente da criança.
Na internet observa-se um sem
numero de discursos revolucionários para formação humana por parte de pais que
tem seus filhos nas escolas mais tradicionais, fortalecendo o que há de mais
atrasado. O mais triste é que esses mesmos pais sentem-se felizes com suas
escolhas. A inteligência é o bem mais bem distribuído na Terra, todos estão
satisfeitos com o que tem.
Enfim, os pais precisam
analisar que valores dirigem suas vidas, que objetivos desejam alcançar e preparar-se
para um esforço de mudança quase hercúleo, pois a sociedade o empurrará
continuamente para o tradicional, para o ultrapassado.
Navegar e preciso e há mares
nunca antes navegados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário