A Pedagogia Waldorf foi
criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e a 1ª escola a utilizá-la foi
fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Essa pedagogia preocupa-se
com o desenvolvimento global do indivíduo e suas diferenças individuais, tendo
por objetivo descobrir as capacidades dos mesmos a fim de realizar plenamente
seu potencial.
Seu currículo é desenvolvido em bases
antropológicas/antroposóficas. A antroposofia, do grego “sabedoria
humana”, foi fundada por Rudolf
Steiner, que presidiu a Sociedade Teosófica
da Alemanha. Ela tem como objetivo a evolução física,
emocional e espiritual do ser humano.
A proposta pedagógica de Steiner divide o desenvolvimento em
três etapas (setênios):
De 0 a 07 anos Característica: O bom. A criança está
na fase do desenvolvimento motor e do aprendizado por imitação. O educador Waldorf deve ser digno de ser
imitado, pois representará a moralidade futura.
De 07 a 14 anos (maturidade sexual)
Característica: O belo. Fase de emancipação da vida corporal; Interesse pela
admiração que as coisas causam; a puberdade (12/14 anos) perturba sua harmonia.
De 14 a 21 anos (maturidade social) Característica: O verdadeiro. Liberdade das forças anímicas; desenvolvimento do pensamento lógico, analítico e sintético. Nesta fase o professor Waldorf deve ser digno de respeito.
Não
existem grandes diferenças no detalhamento do trabalho entre este método e a
ideia construtivista de uma maneira geral. Entretanto, alguns tópicos
metodológicos são objeto de um olhar mais crítico e, a título de exemplo,
tomarei duas destas propostas.
Primeiro, cada grupo de alunos desde o
primeiro ano terá um(a) professor(a) de classe, que acompanhará essa turma durante
os 8 anos de ensino fundamental. Supõe-se com isso que o professor, devido à
intensa convivência com seus alunos, os conheceria em profundidade podendo realizar
um trabalho extremamente individualizado.
Sobre isto precisamos apontar a complexidade
das relações humanas, onde simpatias e antipatias, identificações e mesmo
incompetências deixaria bastante comprometida a ideia de uma criança
estabelecer uma relação com uma professora tão duradoura (imagine se ela tiver
pontos fortes de controvérsias). Acredito que a diversidade de pessoas lidando
com as crianças ao longo da escolaridade fornece um conjunto de modelos capazes
de formar uma personalidade individual e nova e bastante saudável.
Outro ponto a se destacar é que a
pedagogia Waldorf utiliza o ensino em épocas para possibilitar aos alunos um
maior aprofundamento nos grandes temas propostos. “Assim, por exemplo, é dada
uma época de história por 03 ou 04 semanas, durante a qual o aluno vivencia uma
integração de matérias em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de
matemática ou de português e assim, sucessivamente”.
Piaget nos mostra que a inteligência é
global. A abordagem do real se faz com todos os sentidos. As estruturas são de
“conjunto”, o que torna muito pouco natural uma abordagem pontual e extensa no
tempo. A criança deve ter à sua disposição uma gama rica de atividades
para desenvolver novos esquemas para assimilar o real.
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