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terça-feira, 23 de outubro de 2012
PESQUISA DE IMAGENS
AMIGOS,
ABAIXO SEGUE UMA PESQUISA DE IMAGENS PARA DEMOSNSTRAR O QUE AFIRMAMOS NO ART IGO PUBLICADO NO JORNAL O POVO QUE SE ENCONTRA NO LINK abaixo.
CONFIRA E O ARTIGO E VEJA A EXPOSIÇÃO DE IMAGENS.
Mudar?Para quê? Para onde? | O POVO
JAPÃO
ÁFRICA DO SUL
ALEMANHA
ARGENTINA
CHINA
ALEMANHA
ÁFRICA
GRÃ BRETANHA
CHINA
CHINA
DINAMARCA
DINAMARCA
FRANÇA
FRANÇA
ÍNDIA
ÍNDIA
PAQUISTÃO
PORTUGAL
ARGENTINA
SUÉCIA
ZAMBIA
HOJE
MESMO QUANDO SE QUER USAR
TECNOLOGIA O PARADIGMA DO
INDIVIDUALISMO, DA MULTIDÃO,
ALINHAMENTO DE CARTEIRAS E DE QUE APRENDIZAGEM
ALGUEM QUE FALA E ALGUÉM QUE OUVE......
PERMANECE IMUTÁV EL
NÃO existem imagens de salas de aula trabalhando em Dinâmica de Grupo. As poucas existentes são de aulas de Dinâmica de grupo enão de DSinâmica de grupo com metodologia de ensino.
ÁFRICA - ESCOLA RURAL
SUÉCIA
FRANÇA
ESTADOS UNIDOS
SUÉCIA
ABAIXO SEGUE UMA PESQUISA DE IMAGENS PARA DEMOSNSTRAR O QUE AFIRMAMOS NO ART IGO PUBLICADO NO JORNAL O POVO QUE SE ENCONTRA NO LINK abaixo.
CONFIRA E O ARTIGO E VEJA A EXPOSIÇÃO DE IMAGENS.
Mudar?Para quê? Para onde? | O POVO
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MESMO QUANDO SE QUER USAR
TECNOLOGIA O PARADIGMA DO
INDIVIDUALISMO, DA MULTIDÃO,
ALINHAMENTO DE CARTEIRAS E DE QUE APRENDIZAGEM
ALGUEM QUE FALA E ALGUÉM QUE OUVE......
PERMANECE IMUTÁV EL
A SALA DE AULA DOS SÉCULOS
XVIII E XIX...
LENTA MUDANÇA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS EM DINÂMICA DE GRUPO
ÁFRICA - ESCOLA RURAL
SUÉCIA
FRANÇA
ESTADOS UNIDOS
SUÉCIA
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
EM DEFESA DO MAGISTÉRIO.
Dra Adriana Oliveira Lima
Embora eu tenha criticado
duramente os professores descompromissados com a educação, minha experiência
foi, quase sempre, povoada de pessoas envolvidas em sua profissão, com sede de
saber, estudando e discutindo a educação na prática diária. É preciso defender
mesmo toda esta categoria de profissionais que tem em suas mãos grande parte do
futuro de uma nação.
O Brasil tem quase 2 milhões
de docentes na educação básica, da educação infantil até o ensino médio. Esse
contingente de profissionais é responsável por mais de 52 milhões de alunos. É
incrível a melhora na formação deste contingente, diminuindo o contingente sem
diploma superior nas escolas de educação básica do país. Hoje, eles representam
25% do total, sendo que antes, em 2007, somavam mais de 30%.
Quanto ao salário, o Ministério
da Educação divulgou o novo valor do piso salarial nacional para os professores
de educação básica em R$ 1.451. O novo valor se refere ao
mínimo que deve ser pago para professores com jornada semanal de
trabalho de 40 horas.
Como ilustração, citaremos
alguns profissionais melhor remunerados que exigem níveis de formação menores
que um professor: A Prefeitura do Rio anunciou um pacote de benefícios para os
servidores da Guarda Municipal e para funcionários da Comlurb (limpeza urbana). Um
piso salarial no valor de R$ 729,58 com um plano de carreira garantindo aumentos
a cada dois anos. Um gari com mais de 10 anos de serviço, por exemplo, terá
23,20% de aumento. O tíquete-refeição destes servidores, com o
aumento de 2012, de 33%, subiu de R$ 9 por dia para R$ 12, alcançando um total
de R$ 360 por mês.
Associações ligadas ao Corpo
de Bombeiros do Rio de Janeiro vão apresentar reivindicações de um piso
salarial de R$ 2.900 para a categoria e também para policiais militares. Um
bombeiro no Brasil ganha aproximadamente entre 1.220 e 3.500 (Brasília).
Nem precisamos citar a
aberração do dinheiro gasto com a câmara federal, onde levantamento feito pela
ONG Transparência Brasil revelou que
o Congresso Nacional tem o custo mais alto para a população em comparação com parlamentos
de 11 países. De acordo com o estudo, o congresso brasileiro gasta R$ 11.545,04
por minuto com os 513 deputados e 81 senadores. http://www.youtube.com/watch?v=fU8W79GmgSc
Fosse apenas o salário talvez
fosse mais fácil tentarmos mudar esta realidade, mas existem muitas outras
questões. Entre elas, está a questão do desrespeito ao professor. Houve um dia
em que ao entrar em sala o professor era recebido pelos alunos de pé com um
sonoro BOM DIA! Houve um tempo em que as palavras do professor tinham valor
inestimável para os pais. Houve um tempo em que o professor era respeitado
socialmente.
Hoje quase 20% dos professores
da rede básica de ensino do estado de São Paulo sofrem de depressão. O dado foi
revelado pelo levantamento A Saúde do
Professor na Rede Estadual de Ensino, feito pela Apeoesp (Sindicato dos
Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em parceria com o Dieese.
(http://noticias.r7.com/educacao/noticias/quase-20-dos-professores-de-sao-paulo-sofrem-de-depressao-20121002.html)
Deprimidos, cansados e sem
esperanças, muitos professores não conseguindo migrar para outras profissões e terminam
tentando licenças infindáveis.
Além das más condições de
trabalho e baixos salários, enfrentamos agora um escandaloso desrespeito da
parte dos próprios pais que autorizam a agressividade dos filhos em sua relação
escolar.
São ameaças contínuas das
comunidades e dos alunos. Não tem idade. Uma criança de 8 ou 9 anos pode
ameaçar um professor ou demonstrar insatisfação por seus desejos frustrados.
Pais imbuídos de um estado de recursos aproveitam-se da fragilidade da educação
para descarregar penas e dores de suas frustrações da vida cotidiana. Vão
facilmente às delegacias e abrem processos. Reclamam e constrangem professores
e escolas sem medida ou bom senso.
Adolescentes ou mesmo crianças
insistem em andar com celulares na escola com a autorização dos pais que
certamente não aceitariam ser vigiados em suas profissões por crianças e
adolescentes. Mas os professores podem sofrer todo tipo de constrangimento.
Escândalo na porta da escola, agressividade nas secretarias, recados desaforados
através das crianças...
Hoje, ser professor é um ato
heroico.
Como mudar esta realidade?
Que seja tudo isso já o fundo
do poço, para começarmos a reconstruir uma profissão e como fênix, ressurgirmos
das cinzas.
Dra Adriana Oliveira Lima
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
DIA DOS PROFESSORES
DIA DOS PROFESSORES
FELICIDADES AOS QUE SÃO PROFESSORES DE FATO
FELICIDADES AOS QUE SÃO PROFESSORES DE FATO
No ano passado homenageei os professores na forma de cartão
no link abaixo. http://adrianaoliveiralima.blogspot.com.br/2011/10/15-de-outubro-e-o-dia-do-professor.html
Dra.
Adriana Oliveira Lima
Em outras ocasiões, inclusive em meu
livro “Conversas”, dediquei alguns artigos ao fenômeno da grande rotatividade
de professores nas escolas no Brasil. Como professora que jamais abdiquei de
minha função/escolha profissional, fico bastante à vontade para conversar sobre
este fenômeno. Encontramos uma centena de razões, dos baixos salários à má
formação profissional, para essa rotatividade excessiva. O que torna o fato cada vez mais grave é seu
crescimento sistemático, que vai formando um comportamento pouco comprometido e,
às vezes, até mesmo irresponsável na relação profissional.
O setor público se torna o
depositário dos que querem ter “garantia de emprego”. As crianças são
esquecidas, por vezes com meses sem aulas. Nos setores privados temos uma
verdadeira “dança das cadeiras” que leva a uma rotação que, quase sempre,
termina por desembocar no sistema público de ensino.
Imaginem um médico que faz uma
cirurgia e no dia seguinte e no outro e no outro não comparece ao hospital para
acompanhar seus doentes... Imaginem um engenheiro abandonando uma obra pela
metade. Imaginem um dentista que abandona o cliente no meio de um tratamento. Imaginem
um cozinheiro que desaparece do restaurante. Considerando qualquer profissão ficamos
pasmos em acreditar que considerável número de professores falta por qualquer
motivo, importando-se muito pouco com suas crianças, com seus alunos. Como dar dignidade a uma profissão com estes
comportamentos?
Esta não é uma questão apenas de
amor; é uma questão de respeito e de responsabilidade por um projeto e seu
curso. Como respeitar uma profissão que não se dá ao respeito? Os salários são
baixos? Todos sabem. Quem adentra esta profissão pode dizer tudo, menos que
“não sabia” disso - por favor! A postura do início de carreira com
responsabilidade e envolvimento pode determinar o futuro do professor como
educador.
Não podemos conciliar com o
professor faltoso, com instituições adultas, como a greve, que ferem o direito
das crianças. Antes de desejar conhecer, um ser humano deseja ser amado e
respeitado e o professor é o primeiro objeto deste amor e respeito.